Depois de algum tempinho preparando este material, eu, Ainnem, retorno. E, feliz, apresento-lhes o Play-Yan!
Nem todo mundo conhece este obscuro (pelo menos no ocidente) acessório para o Game Boy Advance, lançado oficialmente pela Nintendo apenas no Japão. Sendo direto e reto, ele é uma "resposta" para aqueles que criticaram a falta de suporte multimídia no GBA. Sim, "resposta" com aspas pois o GBA e o Nintendo DS nunca tiveram a obrigação de, originalmente, fazerem mais do que o básico: rodar jogos. Se os portáteis tivessem "função player multimídia" nativa, apesar de muito desejada por um grande número de fâs da empresa, encareceria o custo final do aparelho. A solução, a mais acertada na minha opinião, foi criar e lançar este acessório, o Play-Yan, que seria dedicado às funções multimídia: executar músicas e vídeos no GBA ou Nintendo DS.
Bem, dois fatores me levaram a adquirir esse produto: ano passado eu o vi em mãos, rapidamente, executando o vídeo de Smash Bros Brawl (o jogo que mais aguardo), e fiquei maravilhado com a qualidade de áudio e vídeo. O segundo fator é que eu me transporto para e do trabalho utilizando o transporte público, mais precisamente ônibus, depois trem e depois metrô. Sendo assim, fico 1 hora e meia cada jornada "viajando" por São Paulo. E eu odeio desperdiçar tempo...
Ainda, uma sede de adquirir apenas produtos oficiais Nintendo acometeu-me. Eu poderia comprar um MP4 player, mas fazendo as contas vi que o Play-Yan sairia o mesmo valor, entretanto é produto oficial e me manteria com apenas um aparelho, o DS, poupando-me de mais uma bugiganga extra.
Comprando o Play-Yan - A SagaPara adquiri-lo foi dureza. Primeiramente tentei no site Play-asia.com, o qual havia o Play-Yan disponível. Entretanto, no momento em que acessei o site para efetuar a compra, estava esgotado, e assim se mantém até hoje. Pensei então em tentar no eBay. Achei um leilão, e o acompanhei durante 15 dias. Quando fui dar o lance derradeiro faltando 20 segundos para acabar, o eBay me deslogou por time-out. Fiquei desgraçado da cabeça! Entretanto, encontrei mais outro leilão de Play-Yan que iria terminar horas mais tarde. Dessa vez, minha leeeenta conexão impediu-me de ganhar. Foram duas frustrações no mesmo dia.
Bem, minha última chance foi pensar em apelar a um camarada que eu conhecia via MSN que mora no Japão. Minha idéia era comprar em meu Cartão de Crédito Internacional no site da Nintendo do Japão, e mandar entregar o Play-Yan na casa desse amigo (a Nintendo do Japão não entrega fora do país). Assim sendo, aproveito para mandar um enorme abraço para o
Fabio Hakoyama, cuja gentileza, amizade e camaradagem foram essenciais para esse sonho nintendista ser realizado. Fabio efetuou para mim a compra no site da Nintendo, colocando o meu nº de cartão. Em 3 dias, o aparelho chegou à casa dele!!!
Bastava agora Fabio enviar-me o aparelho. Mas, quando eu menos esperava, a gentileza dele foi além: junto do Play-Yan, Fabio enviou-me vários brindes japoneses: diversos folders de jogos, catálogos, uma miniatura do jogo Pokémon Trozei e até mesmo um boneco do Baby Mario que ele ganhou numa daquelas máquinas de "caça ao bichinho de pelúcia com a garra"! Confiram nas fotos abaixo:
Detalhe da caixa
Close no bonequinho do Baby Mario
"Coisinhas" reunidas
Folhetos promocionais de jogos
Mais folhetosPrincipais detalhes do Play-YanBem, mas o "prato principal" era mesmo o Play-Yan. Rapidamente tratei de carregar um SD Card com MP3s para testar. E, na primeira "tocada", percebi que não me arrependi nem um pouco dessa aquisição: o aparelho era competentíssimo. A qualidade do áudio era perfeita! Rapidamente, abaixo, farei alguns esclarecimentos sobre o funcionamento do Play-Yan.
Tela de entrada do Play-Yan- A interface do aparelho é, no mínimo, criativa: bonequinhos que caminham por um edifício. Os diretórios criados no SD Card são encarados como Portas. Para acessar um diretório com músicas, basta mover o bonequinho (com o direcional+, para a esquerda ou direita) até a porta com o nome do diretório desejado. Ele vai entrar nessa porta. Para tocar uma música, basta mover o bonequinho com o direcional+ até a música e apertar o botão A. Para parar a música, utiliza-se o B. Para pausar, utiliza-se o Start.
Lista das pastas de músicas- Entretanto, ainda há mais funções: o botão Select as controla. Apertando-se o Select, você pode escolher o tipo de repetição: nenhuma (ele toca todas as faixas e, no final, pára), repetição por álbum (ao terminar o álbum, ele volta a tocar a primeira música), repetição apenas de uma faixa ou ainda execução randômica (ele sorteia aleatoriamente uma faixa).
Escolha músicas ou vídeos- Quanto à equalização, o Play-Yan não a possui de modo avançado. Entretanto, ele possui 2 efeitos muito interessantes: apertando os botões Select + L, é ligado o modo BASS para encorpar as "batidas". Segurando o botão L e apertando para cima no direcional+, é adicionado um efeito similar ao WOW do Windows Media Player, tendo diferentes níveis de intensidade. Ambos os efeitos são bem eficazes.
Visão frontal do acessório- Para finalizar: apertando simplesmente o direcional+ para cima ou para baixo, o volume é regulado. Este é um ponto forte do Play-Yan, pois o volume máximo é MUITO ALTO. Para os masoquistas que gostam de explodir os tímpanos, como eu, é um prato cheio. Um recurso interessante no quesito volume é que, caso uma música seja pausada, o aparelho reduz o volume dela para um nível médiano e seguro. Assim, ao despausar a música, você não corre o risco de tomar aquele grande susto com uma barulheira repentina, situação que creio que todo mundo já passou.
- Falando agora sobre execução de vídeos: ao acessar a tela de vídeos, há um elevador que seu bonequinho sobe e desce a fim de rolar para cima ou para baixo a janela de vídeos (no caso de haver muitos arquivos). Cada arquivo é representado por um thumbnail do primeiro frame de si próprio. Ao pressionar o botão A, a execução é iniciada. Botão B interrompe, Start pausa. A proteção de volume para pausa também funciona nos vídeos.
- Pode-se ajustar o brilho do vídeo, função muito útil dependendo da iluminação externa do ambiente. Para isso, os botões L e R diminuem ou aumentam, respectivamente, o brilho.
- Para adiantar um vídeo durante a execução, simplesmente pressione para direita no direcional+, ou para esquerda no caso de retrocesso. O legal aqui é que, para vídeos muito longos, se você quer assistir os últimos minutos, o sistema é inteligente emdetectar e acelerar cada vez mais conforme o tempo de pressionamento do botão. Assim chega-se mais rápido ao ponto desejado.
- A qualidade do vídeo é estupenda, ainda mais em um Nintendo DS Lite.
- Para execução de áudio o botão Start, se pressionado por 2 segundos, liga o Auto Sleep, que é uma função onde o aparelho mantém a execução da música, entretanto desliga a tela. Isso resulta numa economia grande de energia. Assim, é só enfiar o DS no bolso e curtir apenas o áudio.
- Alguns detalhes divertidos da interface: durate a execução das músicas, na parte inferior da tela aparecem bonequinhos correndo, carros passando e helicópteros voando, simulando o "rush" da cidade. Ao acessar uma "porta" (pasta) com muitos arquivos, o Play-Yan necessita fazer um loading de 2 segundos em média. Mas, ao invés de simplesmente aparecer escrito a palavra "Loading" como de costume, uma imagem de um bonequinho e um cachorrinho aparecem, escrito "Wait", como se o dono estivesse dando a ordem para o cão esperar (alusão divertida ao usuário).
Visão demonstrando a entrada do SD CardVeredito finalO Play-Yan é um ótimo add-on para o GBA e Nintendo DS. Ainda mais para o Nintendo DS, onde você pode espetar o Play-Yan no slot do GBA e "esquecê-lo", sem precisar removendo toda hora, deixando a função multimídia praticamente "nativa" do DS. Obviamente ele não possui recursos avançadíssimos de execução, como equalizadores, playlists, legendas, etc., mas o básico ele faz com primor. Para as minhas necessidades, ele caiu como uma luva, e fica muito fácil e rápido parar de jogar para começar a assistir um vídeo, por exemplo. Seu preço no site da Nintendo é de 5.000 Yens, o que me custou R$88,00, baratíssimo também, levando-se em conta que tocadores de MP4 estão custando em média R$150,00.
Pontos negativos? Eu só consegui enxergar dois: o Play-Yan só executa arquivos MP3 para áudio e MP4 para vídeo. Ou seja, é necessária uma conversão se o formato original do arquivo for diferente. O outro ponto negativo é que ele só aceita SD Cards de até 1 GB. Testei com um de 2 GB mas ele não reconhece. Entretanto, tais pontos a mim estão passando desapercebidos, não me afetam em nada. Vejam agora o que está bombando em meu Play-Yan:
- Eurodance dos anos 90
- Game Music (principalmente Nobuo Uematsu) e anime music (diversos)
- Spice Girls (Ao Vivo em Paris 98, para celebrar a nova turnê que se inicia agora em dezembro. Espero que venham para cá!)
- Seriado: Californication (recomendadíssimo, MUITO engraçado!)
- Anime: Hellsing
- Programas gerais do History Channel (principalmente
Combates Aéreos,
UFO Files, e
A Origem das Coisas. Eu gravo os programas no PC, pois nem sempre posso assistí-los, então os assisto no trem/metrô)
Tenho gosto duvidoso? Claro, sou um Nintenerd!